quinta-feira, 30 de junho de 2011

TERRITÓRIO BRASILEIRO – DIVISÃO POLÍTICA

Nosso país é o Brasil. Seu nome oficial é República Federativa do Brasil.

O Brasil está dividido em Estados. São 26 Estados e um Distrito Federal. No Distrito Federal, fica Brasília, a capital do nosso país, a sede do governo brasileiro. Quem governa o nosso país é o presidente da República.

Os Estados são administrados pelos governadores de Estado. Os Estados brasileiros estão divididos em partes menores, chamadas municípios, que são governados pelos prefeitos.

O sistema de governo no Brasil é a República Federativa Presidencialista: quem governa o país é um presidente eleito pelo povo para administrar o país por quatro anos.

Estamos em uma democracia, que quer dizer, o “governo do povo”. Por isso o presidente e os demais governantes (governadores e prefeitos) são escolhidos pelo povo. Nas eleições brasileiras o voto é secreto. Os habitantes do nosso país formam a comunidade brasileira.

Todos nós, cidadãos, temos o dever de respeitar nossos semelhantes e exigir nossos direitos. Com isso estamos construindo a nossa cidadania.

Sendo o Brasil um país muito grande e possuindo uma variedade de clima, de solo e de vegetação, o modo de vida e o trabalho das pessoas não é o mesmo em todos os lugares.

Por causa das semelhanças e diferenças de solo, de clima e de atividades e para melhor conhecimento de todo o nosso imenso território, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – dividiu o Brasil em cinco grandes regiões.

As cinco grandes regiões são: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Cada uma das regiões são formadas por vários estados. Vejamos quais:


REGIÃO SUL: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

REGIÃO SUDESTE: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

REGIÃO CENTRO-OESTE: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

REGIÃO NORTE: Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Acre e Tocantins.

REGIÃO NORDESTE: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Essas regiões tem suas características próprias e semelhanças de clima, de solo, de vegetação e de atividades econômicas.

As regiões variam em tamanho, população e desenvolvimento.

Há regiões maiores, outras menores, umas mais populosas que as outras e umas mais desenvolvidas.

Para o maior desenvolvimento das regiões e para que o Brasil possa progredir cada vez mais, é preciso que todas as regiões estejam mais integradas, isto é, estejam mais unidas.

O governo tem procurado maior união das regiões construindo grandes estradas, melhorando as condições de vida dos habitantes, dando melhor condições de trabalho. As regiões são formadas pelos Estados e cada estado é dividido em regiões menores que são chamadas Microrregiões.

Um comentário: