quinta-feira, 30 de junho de 2011

BRASIL – REGIÃO SUL


A Região Sul é em tamanho a menor região brasileira. Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste e com a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste.

Extensos pinheirais cobrem grande parte do Planalto Meridional tornando assim essa região bem diferente das outras regiões brasileiras.

As terras da Região Sul são na maioria de planaltos e serras, destacando-se o Planalto Atlântico, a Serra do Mar e o Planalto Meridional.

A Região Sul tem um clima temperado, isto é, subtropical. Ela apresenta as mais baixas temperaturas do país, chegando a cair neve em certos lugares.

A Região Sul é formada pelos Estados:

• Paraná – capital: Curitiba
• Santa Catarina – capital: Florianópolis
• Rio Grande do Sul – capital: Porto Alegre
Além das capitais, na Região Sul, as cidades mais importantes são:
• No Paraná: Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa.
• Em Santa Catarina: Blumenau, Joinville, Lajes, Itajaí.
• No Rio Grande do Sul: Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria.

No Estado do Paraná, nas baías de Paranaguá, Antonina e São Francisco do Sul, estão os portos do mesmo nome. Além desses portos, também são importantes os portos de Florianópolis, Porto Alegre e Rio Grande. Paranaguá é o principal porto da região.

Próximo ao litoral, no Rio Grande do Sul, há grandes lagoas, como a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira. A Lagoa dos Patos é a maior do Brasil.

A Região Sul é banhada pelos rios das bacias do Paraná, Suleste e do Uruguai. Entre os principais rios da região, destacam-se: Jacuí, Itajaí, Paranapanema, Iguaçu.

A Bacia do Paraná é a maior e a mais aproveitada da região, com rios enormes e com muitas Usinas Hidrelétricas, Principalmente a Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

Às margens do rio Guaíba, está situada a cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e é porto fluvial da região.

A Região Sul, embora a menor região do Brasil tem uma população muito grande, cerca de 26.973.511 habitantes, é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.

De todas as regiões do Brasil, a Região Sul é a que tem recebido mais entrangeiros. Há muitos poloneses, russos, japoneses, sírios e principalmente alemães e italianos.

Trabalha-se muito na Região Sul. Sua economia baseia-se na pecuária e agricultura. A existência de extensas áreas de pastagens naturais favoreceu o desenvolvimento da pecuária extensiva de corte na região Sul. Há o predomínio da grande propriedade e o regime de exploração direta, já que a criação é extensiva, exigindo poucos trabalhadores, o que explica o fato de haver uma população rural muito pouco numerosa na região.

Devido à ampliação do mercado consumidor local e extra-regional e ao surgimento de frigoríficos na região, em certas áreas já ocorre uma criação mais aprimorada, pecuária leiteira e lavouras comerciais com técnicas modernas, destacando-se o cultivo do arroz, do trigo e da batata.

A agricultura, que é desenvolvida em áreas florestais, com predomínio da pequena propriedade e do trabalho familiar, foi iniciada pelo europeus, sobretudo alemães, que predominaram na colonização do Sul. A policultura é a prática comum na região, às vezes com caráter comercial, sendo o feijão, a mandioca, o milho, o arroz, a batata, a abóbora, a soja, o trigo, as hortaliças e as frutas os produtos mais cultivados. Em algumas áreas, a produção rural está voltada para a indústria, como a cultura da uva para a fabricação de vinhos, a de tabaco para a indústria de cigarros, a de soja para a fabricação de óleos vegetais, à criação de porcos (associada à produção de milho) para abastecer os frigoríficos e o leite para abastecer as usinas de leite e fábricas de laticínios.
De todas as florestas brasileiras, a dos pinheiros (Mata das Araucárias) é a mais explorada pelo homem, e, assim, a exploração de pinho, cedro e embuia é outra atividade importante na região, principlamente no Estado do Paraná.

Junto às matas de pinheiros há plantações de erva-mate. Com ela os gaúchos preparam, uma bebida muito apreciada na região – o Chimarrão.

Na industrialização da matéria-prima da região o homem encontra várias oportunidades de trabalho nas inúmeras fábricas de móveis, tecidos, cristais, café solúvel, tecelagem e muitas outras.

A produção de vinho é a mais importante do país; abastece todo o Brasil e exporta para a Europa e Estados Unidos.

A Região Sul é bem servida de transportes e vias de comunicação. O aeroporto internacional de Porto Alegre é um dos melhores do país.

Também é importante destacar a região norte do Paraná, que compreende como cidades pólo Londrina e Maringá, considerada "celeiro do Brasil" possui a maior produção de grão do país e a terceira maior do mundo, concentrando grande influência no campo agroindustrial.

Para baixar texto completo em word: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário