quinta-feira, 30 de junho de 2011

O BRASIL NO MUNDO

Nenhum país pode viver isolado, independentemente do mundo que o cerca. Moramos em um mesmo planeta, somos todos irmãos e assim devemos ser todos amigos. Quanto mais amigos tivermos, melhor para todos.

Cada país é membro de uma comunidade universal – o MUNDO. Devemos colaborar para o bem-estar de todos.

Devemos compreender que os países não são todos iguais: há grandes e pequenos, fracos e poderosos, pobres e ricos, mas os homens são todos iguais. O respeito aos direitos de todos é dever de cada um.

Um país deve sempre ajudar o outro, procurar viver em paz e harmonia, respeitando os direitos de todos. Infelizmente, nem todos os países pensam assim e é por isso que constantemente vemos os mais fortes invadindo os países mais fracos, querendo impor normas e deveres.

O Brasil é amigo da paz, da justiça e do progresso. Ele sabe que todo país para se desenvolver, progredir e crescer, precisa da união, da amizade e da ajuda de todos. É pensando assim que o Brasil procura manter boas relações de amizade e de comércio com os outros países. A isso chamamos de “relações diplomáticas”. Essas relações são mantidas através das embaixadas e dos consulados.

São as embaixadas que se encarregam de proteger e defender os interesses do país que representam.

Os consulados se encarregam da expansão do nosso comércio e de proteger as pessoas da nação representada.

O Brasil mantém relações diplomáticas com muitos países, os quais são também aqui representados por suas embaixadas e seus consulados. Os embaixadores e cônsules brasileiros são nomeados pelo Governo Federal, com a aprovação do Senado e Câmara Federal.

Há várias organizações que se esforçam para manter a paz e promover o desenvolvimento econômico, social e cultural dos povos. Dentre essas organizações se destacam:

ONU – Organização das Nações Unidas, que vem empregando os maiores esforços para evitar guerras, promover o respeito aos direitos humanos e o desenvolvimento de todos, sem distinção de raça, cor, língua ou religião, mantendo assim a paz no mundo. Hoje a ONU tem como Secretário-Geral, o chanceler sul-coreano Ban Ki-Moon.

UNESCO – Organização para Educação, Ciência e Cultura, cuja função é estimular o intercâmbio cultural entre as nações e difundir a cultura.

O Brasil participa dessas organizações mantendo representantes. O Brasil procura ser irmão de todos, em nome da paz, da tranquilidade, da harmonia, do progresso, buscando assim um Brasil cada vez melhor para todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário