quinta-feira, 30 de junho de 2011

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

O sistema de coordenadas, utilizado até hoje, foi pensado pela primeira vez na Antiguidade por Eratóstenes (século 3 a.C.), que dividiu a superfície da Terra, em meridianos e paralelos e, posteriormente, por Hiparco (século 2 a.C.) que traçou, sobre um globo, uma rede de meridianos, cujas medidas cobriam os 360º da circunferência do planeta. Cláudio Ptolomeu (século 2 da era cristã), na sua obra "Geografia", construiu mapas do mundo conhecido, através de relatos e registros de viajantes e indicou a localização dos lugares mais importantes com as linhas de latitude e longitude.

Apesar das imprecisões da localização desses lugares nos mapas de Ptolomeu, esse sistema de coordenadas cartesianas tornou-se parâmetro universal para a determinação da localização em mapas que representavam grandes extensões do espaço terrestre.

OS PARALELOS E MERIDIANOS E O SURGIMENTO DOS HEMISFÉRIOS TERRESTRE

A localização no espaço geográfico é estabelecida por um sistema de coordenadas formadas por linhas imaginárias: os meridianos, formados por linhas traçadas que ligam o pólo geográfico norte ao pólo geográfico sul, e os paralelos formados por qualquer circunferência paralela à linha do equador.
O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.



Paralelos: São as linhas imaginárias que cortam o Planeta Terra de maneira horizontal. O principal paralelo é a Linha do Equador que divide a Terra em duas metades iguais, formando assim os hemisférios Norte e Sul. Os paralelos também são chamados de Latitude.

Meridianos: São as linhas imaginárias que cortam o Planeta Terra de maneira vertical (de cima para baixo). O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich, que tem esse nome devido a passar pelo antigo observatório de Greenwich, próximo à cidade de Londres, na Inglaterra. Este meridiano divide a esfera terrestre em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental. Os meridianos também são chamados de Longitude.


ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA

Além do Equador, outros quatro paralelos recebem denominações específicas:

O Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, têm importância fundamental, pois são os limites máximos em que a radiação solar consegue atingir perpendicularmente a Terra.
O Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico são linhas que delimitam a iluminação total em torno dos pólos a partir do no início do verão, em que o Sol pode ficar visível no horizonte durante seis meses. Este fenômeno é conhecido por "Sol da meia noite" ou grande dia polar.
Essa variação na distribuição dos raios solares delimitadas por esses quatro paralelos formam as zonas climáticas ou térmicas do globo terrestre.

Atualmente com o GPS, Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), um simples aparelho portátil do tamanho de um telefone celular qualquer pessoa pode determinar as coordenadas, com margem de erro de no máximo 10 m, do local onde está posicionada.

O sistema é apoiado por 24 satélites que refletem os sinais de rádio para o local onde o aparelho está em operação. O satélite envia ao GPS dados sobre a localização de qualquer lugar, através de coordenadas geográficas. Além das coordenadas o aparelho pode indicar a velocidade, tempo de deslocamento, distância em relação a qualquer outro ponde de referência da Terra e ainda memorizar o percurso realizado e orientar o retorno.

Download: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário