Extensos pinheirais cobrem grande parte do Planalto Meridional tornando assim essa região bem diferente das outras regiões brasileiras.
As terras da Região Sul são na maioria de planaltos e serras, destacando-se o Planalto Atlântico, a Serra do Mar e o Planalto Meridional.
A Região Sul tem um clima temperado, isto é, subtropical. Ela apresenta as mais baixas temperaturas do país, chegando a cair neve em certos lugares.
A Região Sul é formada pelos Estados:
• Paraná – capital: Curitiba
• Santa Catarina – capital: Florianópolis
• Rio Grande do Sul – capital: Porto Alegre
Além das capitais, na Região Sul, as cidades mais importantes são:
• No Paraná: Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa.
• Em Santa Catarina: Blumenau, Joinville, Lajes, Itajaí.
• No Rio Grande do Sul: Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria.
No Estado do Paraná, nas baías de Paranaguá, Antonina e São Francisco do Sul, estão os portos do mesmo nome. Além desses portos, também são importantes os portos de Florianópolis, Porto Alegre e Rio Grande. Paranaguá é o principal porto da região.
Próximo ao litoral, no Rio Grande do Sul, há grandes lagoas, como a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira. A Lagoa dos Patos é a maior do Brasil.
A Região Sul é banhada pelos rios das bacias do Paraná, Suleste e do Uruguai. Entre os principais rios da região, destacam-se: Jacuí, Itajaí, Paranapanema, Iguaçu.
A Bacia do Paraná é a maior e a mais aproveitada da região, com rios enormes e com muitas Usinas Hidrelétricas, Principalmente a Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.
Às margens do rio Guaíba, está situada a cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e é porto fluvial da região.
A Região Sul, embora a menor região do Brasil tem uma população muito grande, cerca de 26.973.511 habitantes, é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.
De todas as regiões do Brasil, a Região Sul é a que tem recebido mais entrangeiros. Há muitos poloneses, russos, japoneses, sírios e principalmente alemães e italianos.
Trabalha-se muito na Região Sul. Sua economia baseia-se na pecuária e agricultura. A existência de extensas áreas de pastagens naturais favoreceu o desenvolvimento da pecuária extensiva de corte na região Sul. Há o predomínio da grande propriedade e o regime de exploração direta, já que a criação é extensiva, exigindo poucos trabalhadores, o que explica o fato de haver uma população rural muito pouco numerosa na região.
Devido à ampliação do mercado consumidor local e extra-regional e ao surgimento de frigoríficos na região, em certas áreas já ocorre uma criação mais aprimorada, pecuária leiteira e lavouras comerciais com técnicas modernas, destacando-se o cultivo do arroz, do trigo e da batata.
A agricultura, que é desenvolvida em áreas florestais, com predomínio da pequena propriedade e do trabalho familiar, foi iniciada pelo europeus, sobretudo alemães, que predominaram na colonização do Sul. A policultura é a prática comum na região, às vezes com caráter comercial, sendo o feijão, a mandioca, o milho, o arroz, a batata, a abóbora, a soja, o trigo, as hortaliças e as frutas os produtos mais cultivados. Em algumas áreas, a produção rural está voltada para a indústria, como a cultura da uva para a fabricação de vinhos, a de tabaco para a indústria de cigarros, a de soja para a fabricação de óleos vegetais, à criação de porcos (associada à produção de milho) para abastecer os frigoríficos e o leite para abastecer as usinas de leite e fábricas de laticínios.
De todas as florestas brasileiras, a dos pinheiros (Mata das Araucárias) é a mais explorada pelo homem, e, assim, a exploração de pinho, cedro e embuia é outra atividade importante na região, principlamente no Estado do Paraná.
Junto às matas de pinheiros há plantações de erva-mate. Com ela os gaúchos preparam, uma bebida muito apreciada na região – o Chimarrão.
Na industrialização da matéria-prima da região o homem encontra várias oportunidades de trabalho nas inúmeras fábricas de móveis, tecidos, cristais, café solúvel, tecelagem e muitas outras.
A produção de vinho é a mais importante do país; abastece todo o Brasil e exporta para a Europa e Estados Unidos.
A Região Sul é bem servida de transportes e vias de comunicação. O aeroporto internacional de Porto Alegre é um dos melhores do país.
Também é importante destacar a região norte do Paraná, que compreende como cidades pólo Londrina e Maringá, considerada "celeiro do Brasil" possui a maior produção de grão do país e a terceira maior do mundo, concentrando grande influência no campo agroindustrial.
Para baixar texto completo em word: CLIQUE AQUI