quinta-feira, 7 de julho de 2011

Planejamento 3º Ano

GEOGRAFIA

OBJETIVOS GERAIS

Ampliar os horizontes de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações e responsabilidade, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos com mais clareza suas categorias de análise.

1° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Construir a noção de lugar com base na vivência do aluno;

- Localizar os quarteirões e as ruas onde fica a escola, sua casa, praça, igreja, estabelecimentos comerciais.

- Localizar os bairros, tomando como pontos de referência a escola ou o centro da cidade.

- Localizar os bairros periféricos e o centro da cidade.

CONTEÚDOS:

1- A inserção do lugar do aluno no espaço brasileiro.

- A sua rua

- Caminho escola / casa.

- Quarteirão da casa.

- Quarteirão da escola.

- A Cidade (centro e bairros)

2° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar área urbana e área rural;

- Caracterizar a interdependência entre o urbano e o rural;

- Localizar o município no Estado, identificar onde está inserto.

- Localizar municípios vizinhos e identificar os limites naturais e artificiais do município;

- Observar a ocupação do espaço (urbano e rural), identificando as zonas que compõem o município.

- Perceber a complementaridade entre campo e cidade.

CONTEÚDOS:

2- Conhecendo o Município: Lugares e Sociedade

- O município e seus espaços — Espaço rural e urbano;

- As relações entre as pessoas no Município

- As condições de vida da sociedade;

- Os limites entre os municípios

- O governo dos Municípios;

3° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O aluno deverá:

- Orientar-se no espaço (pontos cardeais e colaterais)

- Identificar o município como parte de unidade administrativa maior: o estado;

- Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal;

- Apontar o estado em que está inserido o seu município;

- Reconhecer os poderes legislativo e executivo do município.

- Reconhecer a importância da escolha dos representantes da população;

CONTEÚDOS:

- Os pontos cardeais e colaterais

- Os municípios fazem parte de um espaço maior: o estado;

- Os estados que compõem o país;

- O Brasil faz parte da América do Sul;

- O governo municipal;

- A importância do voto;

4° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar as atividades econômicas do município: agricultura, pecuária e comércio.

- Identificar o clima próprio da região, relacionando-o aos meses do ano e suas influências na agricultura;

- Reconhecer a importância do clima, do solo e do relevo para a agricultura e a pecuária;

- Reconhecer a importância da atividade extrativa no fornecimento de matérias-primas;

- Reconhecer diferentes tipos de indústrias;

CONTEÚDOS:

- A natureza no lugar onde vivemos;

- Os recursos naturais e a natureza transformada

- Clima, hidrografia, relevo e vegetação;

- As atividades econômicas do município.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

- Identificação dos motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza:

- Por meio do trabalho;

- Da tecnologia;

- Da cultura;

- Da política, no passado e no presente.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

l) Estratégia:

- Coleta de dados através de relatos de pessoas do convívio

- Aulas expositivas.

- Pesquisas.

- Filmes.

- Passeios; excursões.

- Leitura no próprio livro didático para colher informações;

- Leituras complementares sobre o seu próprio município;

II) RECURSOS DIDÁTICOS:

- Cartazes.

- Jornais e revistas.

- Livros didáticos.

- Jornal mural (ilustração de textos)

- Mapas e gráficos.

- Material para desenho de plantas e construção de maquetes.

- Calendários

- Globo terrestre e vídeo.

- P.C.Ns para consulta da professora

- Atividades sugeridas pela Oficina Pedagógica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:

Nenhum comentário:

Postar um comentário