GEOGRAFIA
OBJETIVOS GERAIS
Ampliar os horizontes de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações e responsabilidade, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos com mais clareza suas categorias de análise.
1° BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Construir a noção de lugar com base na vivência do aluno;
- Localizar os quarteirões e as ruas onde fica a escola, sua casa, praça, igreja, estabelecimentos comerciais.
- Localizar os bairros, tomando como pontos de referência a escola ou o centro da cidade.
- Localizar os bairros periféricos e o centro da cidade.
CONTEÚDOS:
1- A inserção do lugar do aluno no espaço brasileiro.
- A sua rua
- Caminho escola / casa.
- Quarteirão da casa.
- Quarteirão da escola.
- A Cidade (centro e bairros)
2° BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar área urbana e área rural;
- Caracterizar a interdependência entre o urbano e o rural;
- Localizar o município no Estado, identificar onde está inserto.
- Localizar municípios vizinhos e identificar os limites naturais e artificiais do município;
- Observar a ocupação do espaço (urbano e rural), identificando as zonas que compõem o município.
- Perceber a complementaridade entre campo e cidade.
CONTEÚDOS:
2- Conhecendo o Município: Lugares e Sociedade
- O município e seus espaços — Espaço rural e urbano;
- As relações entre as pessoas no Município
- As condições de vida da sociedade;
- Os limites entre os municípios
- O governo dos Municípios;
3° BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá:
- Orientar-se no espaço (pontos cardeais e colaterais)
- Identificar o município como parte de unidade administrativa maior: o estado;
- Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal;
- Apontar o estado em que está inserido o seu município;
- Reconhecer os poderes legislativo e executivo do município.
- Reconhecer a importância da escolha dos representantes da população;
CONTEÚDOS:
- Os pontos cardeais e colaterais
- Os municípios fazem parte de um espaço maior: o estado;
- Os estados que compõem o país;
- O Brasil faz parte da América do Sul;
- O governo municipal;
- A importância do voto;
4° BIMESTRE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar as atividades econômicas do município: agricultura, pecuária e comércio.
- Identificar o clima próprio da região, relacionando-o aos meses do ano e suas influências na agricultura;
- Reconhecer a importância do clima, do solo e do relevo para a agricultura e a pecuária;
- Reconhecer a importância da atividade extrativa no fornecimento de matérias-primas;
- Reconhecer diferentes tipos de indústrias;
CONTEÚDOS:
- A natureza no lugar onde vivemos;
- Os recursos naturais e a natureza transformada
- Clima, hidrografia, relevo e vegetação;
- As atividades econômicas do município.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
- Identificação dos motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza:
- Por meio do trabalho;
- Da tecnologia;
- Da cultura;
- Da política, no passado e no presente.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
l) Estratégia:
- Coleta de dados através de relatos de pessoas do convívio
- Aulas expositivas.
- Pesquisas.
- Filmes.
- Passeios; excursões.
- Leitura no próprio livro didático para colher informações;
- Leituras complementares sobre o seu próprio município;
II) RECURSOS DIDÁTICOS:
- Cartazes.
- Jornais e revistas.
- Livros didáticos.
- Jornal mural (ilustração de textos)
- Mapas e gráficos.
- Material para desenho de plantas e construção de maquetes.
- Calendários
- Globo terrestre e vídeo.
- P.C.Ns para consulta da professora
- Atividades sugeridas pela Oficina Pedagógica.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:
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