quinta-feira, 7 de julho de 2011

Planejamento Geografia - 3º Ano

Disciplina Geografia

Objetivos

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modifica-lo;
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

Objetivos específicos

• Conhecer o Município – lugares e sociedade;
Identificar os limites e governo do Município;
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;

Conteúdo

• Cartografia;
Informações gerais sobre o Estado de São Paulo;
Os vizinhos do Município de São Paulo;
As paisagens do Município de São Paulo: Relevo e Vegetação;
A água do Município: poluição, utilização e origem;
As principais atividades econômicas do Município;

Desenvolvimento Metodológico

• Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e |Município de São Paulo;
• Localização dos vizinhos do município de São Paulo, partindo da localização de seu próprio bairro;
• Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola;
• Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

Justificativa da disciplina

• O ensino da Geografia tem como objetivo levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Avaliação

• Contínua e sistemática, com respostas livres e pessoais possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo.

Planejamento 3º Ano

GEOGRAFIA

OBJETIVOS GERAIS

Ampliar os horizontes de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações e responsabilidade, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos com mais clareza suas categorias de análise.

1° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Construir a noção de lugar com base na vivência do aluno;

- Localizar os quarteirões e as ruas onde fica a escola, sua casa, praça, igreja, estabelecimentos comerciais.

- Localizar os bairros, tomando como pontos de referência a escola ou o centro da cidade.

- Localizar os bairros periféricos e o centro da cidade.

CONTEÚDOS:

1- A inserção do lugar do aluno no espaço brasileiro.

- A sua rua

- Caminho escola / casa.

- Quarteirão da casa.

- Quarteirão da escola.

- A Cidade (centro e bairros)

2° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar área urbana e área rural;

- Caracterizar a interdependência entre o urbano e o rural;

- Localizar o município no Estado, identificar onde está inserto.

- Localizar municípios vizinhos e identificar os limites naturais e artificiais do município;

- Observar a ocupação do espaço (urbano e rural), identificando as zonas que compõem o município.

- Perceber a complementaridade entre campo e cidade.

CONTEÚDOS:

2- Conhecendo o Município: Lugares e Sociedade

- O município e seus espaços — Espaço rural e urbano;

- As relações entre as pessoas no Município

- As condições de vida da sociedade;

- Os limites entre os municípios

- O governo dos Municípios;

3° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O aluno deverá:

- Orientar-se no espaço (pontos cardeais e colaterais)

- Identificar o município como parte de unidade administrativa maior: o estado;

- Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal;

- Apontar o estado em que está inserido o seu município;

- Reconhecer os poderes legislativo e executivo do município.

- Reconhecer a importância da escolha dos representantes da população;

CONTEÚDOS:

- Os pontos cardeais e colaterais

- Os municípios fazem parte de um espaço maior: o estado;

- Os estados que compõem o país;

- O Brasil faz parte da América do Sul;

- O governo municipal;

- A importância do voto;

4° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar as atividades econômicas do município: agricultura, pecuária e comércio.

- Identificar o clima próprio da região, relacionando-o aos meses do ano e suas influências na agricultura;

- Reconhecer a importância do clima, do solo e do relevo para a agricultura e a pecuária;

- Reconhecer a importância da atividade extrativa no fornecimento de matérias-primas;

- Reconhecer diferentes tipos de indústrias;

CONTEÚDOS:

- A natureza no lugar onde vivemos;

- Os recursos naturais e a natureza transformada

- Clima, hidrografia, relevo e vegetação;

- As atividades econômicas do município.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

- Identificação dos motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza:

- Por meio do trabalho;

- Da tecnologia;

- Da cultura;

- Da política, no passado e no presente.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

l) Estratégia:

- Coleta de dados através de relatos de pessoas do convívio

- Aulas expositivas.

- Pesquisas.

- Filmes.

- Passeios; excursões.

- Leitura no próprio livro didático para colher informações;

- Leituras complementares sobre o seu próprio município;

II) RECURSOS DIDÁTICOS:

- Cartazes.

- Jornais e revistas.

- Livros didáticos.

- Jornal mural (ilustração de textos)

- Mapas e gráficos.

- Material para desenho de plantas e construção de maquetes.

- Calendários

- Globo terrestre e vídeo.

- P.C.Ns para consulta da professora

- Atividades sugeridas pela Oficina Pedagógica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:

- Observação nas atividades a serem realizadas no dia-a-dia, participação e organização das aulas e atividades sugeridas para casa.

- Aplicação de atividades específicas em determinados períodos.

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO:

Será feita no cotidiano das aulas, após observação na realização do desenvolvimento dos conteúdos com atividades escritas e orais.

Planejamento 3º Ano

GEOGRAFIA

OBJETIVOS GERAIS

Ampliar os horizontes de ação da criança possibilitando o desenvolvimento de conhecimentos e valores culturais que já tem, buscando informações e responsabilidade, desenvolver noções, elaborar condutas, criatividade, espírito crítico, perceber relações entre conhecimentos adquiridos com mais clareza suas categorias de análise.

1° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Construir a noção de lugar com base na vivência do aluno;

- Localizar os quarteirões e as ruas onde fica a escola, sua casa, praça, igreja, estabelecimentos comerciais.

- Localizar os bairros, tomando como pontos de referência a escola ou o centro da cidade.

- Localizar os bairros periféricos e o centro da cidade.

CONTEÚDOS:

1- A inserção do lugar do aluno no espaço brasileiro.

- A sua rua

- Caminho escola / casa.

- Quarteirão da casa.

- Quarteirão da escola.

- A Cidade (centro e bairros)

2° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar área urbana e área rural;

- Caracterizar a interdependência entre o urbano e o rural;

- Localizar o município no Estado, identificar onde está inserto.

- Localizar municípios vizinhos e identificar os limites naturais e artificiais do município;

- Observar a ocupação do espaço (urbano e rural), identificando as zonas que compõem o município.

- Perceber a complementaridade entre campo e cidade.

CONTEÚDOS:

2- Conhecendo o Município: Lugares e Sociedade

- O município e seus espaços — Espaço rural e urbano;

- As relações entre as pessoas no Município

- As condições de vida da sociedade;

- Os limites entre os municípios

- O governo dos Municípios;

3° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O aluno deverá:

- Orientar-se no espaço (pontos cardeais e colaterais)

- Identificar o município como parte de unidade administrativa maior: o estado;

- Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal;

- Apontar o estado em que está inserido o seu município;

- Reconhecer os poderes legislativo e executivo do município.

- Reconhecer a importância da escolha dos representantes da população;

CONTEÚDOS:

- Os pontos cardeais e colaterais

- Os municípios fazem parte de um espaço maior: o estado;

- Os estados que compõem o país;

- O Brasil faz parte da América do Sul;

- O governo municipal;

- A importância do voto;

4° BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar as atividades econômicas do município: agricultura, pecuária e comércio.

- Identificar o clima próprio da região, relacionando-o aos meses do ano e suas influências na agricultura;

- Reconhecer a importância do clima, do solo e do relevo para a agricultura e a pecuária;

- Reconhecer a importância da atividade extrativa no fornecimento de matérias-primas;

- Reconhecer diferentes tipos de indústrias;

CONTEÚDOS:

- A natureza no lugar onde vivemos;

- Os recursos naturais e a natureza transformada

- Clima, hidrografia, relevo e vegetação;

- As atividades econômicas do município.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

- Identificação dos motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza:

- Por meio do trabalho;

- Da tecnologia;

- Da cultura;

- Da política, no passado e no presente.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

l) Estratégia:

- Coleta de dados através de relatos de pessoas do convívio

- Aulas expositivas.

- Pesquisas.

- Filmes.

- Passeios; excursões.

- Leitura no próprio livro didático para colher informações;

- Leituras complementares sobre o seu próprio município;

II) RECURSOS DIDÁTICOS:

- Cartazes.

- Jornais e revistas.

- Livros didáticos.

- Jornal mural (ilustração de textos)

- Mapas e gráficos.

- Material para desenho de plantas e construção de maquetes.

- Calendários

- Globo terrestre e vídeo.

- P.C.Ns para consulta da professora

- Atividades sugeridas pela Oficina Pedagógica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Será contínuo e permanente, aplicando-se para tanto vários instrumentos de avaliação como:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

OS RIOS

GEOGRAFIA: OS RIOS:

Rio é uma grande quantidade de água que corre para o mar, para um lago ou para outro rio.

Os rios que correm em lugares mais planos normalmente são navegáveis. São os rios de planície.

Os rios que correm em lugares com elevações geralmente têm cachoeiras, saltos ou quedas-d`água. Eles não são navegáveis. São os rios de planalto.

As partes de um rio são:

Nascente ou cabeceira => lugar onde o rio nasce;

Foz ou embocadura => lugar onde o rio lança suas águas;

Leito => lugar por onde o rio corre;

Margens => terras que ficam de um lado e do outro do rio. Ficando de costas para a nascente, temos: à direita,a margem direita e à esquerda, a margem esquerda.

Observe, no desenho, as partes de um rio.

De Professores Solidários Geografia

De Professores Solidários Geografia

As terras banhadas por um rio e seus afluentes formam uma bacia hidrográfica. Os principais rios e bacias hidrográficas do Brasil são:

BACIA AMAZÔNICA:

De Professores Solidários Geografia

A bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica brasileira. Ocupa mais da metade do nosso território. É formada pelo rio Amazonas e seus afluentes.

O Amazonas não é um rio totalmente brasileiro. Ele nasce no Peru, na cordilheira dos Andes, com o nome de Vilcanota.

De lá, ele desce e chega ao nosso território, atravessando grande parte do Estado do Amazonas com o nome de Solimões e só as encontrar o rio Negro recebe o nome de Amazonas.

O Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água e em extensão. É um rio de planície muito importante para a navegação.

Desemboca no oceano Atlântico, junto à ilha de Marajó, no Estado do Pará.

Os principais afluentes do rio Amazonas são:

● Pela margem direita => Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu;

● Pela margem esquerda => Içá, Japurá, Negro e Trombetas.

BACIA DO TOCANTINS-ARAGUAIA:

De Professores Solidários Geografia

Essa bacia é constituída por dois grandes rios: O Tocantins e seu afluente o rio Araguaia.

O rio Araguaia deságua no Tocantins que, por sua vez, despeja suas águas no golfão Amazônico.

Esses rios nascem no planalto Central e correm para o norte.

No rio Araguaia localiza-se a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.

No rio Tocantins foi construída a Usina Hidrelétrica de Tucurui.

BACIA DO SÃO FRANCISCO:

De Professores Solidários Geografia

A bacia do São Francisco é formada pelo rio São Francisco e seus afluentes.

O São Francisco é um rio totalmente brasileiro. Nasce no Estado de Minas Gerais, na serra da Canastra, e deságua no oceano Atlântico.

Percorre os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Por ser um rio de planalto, o São Francisco tem várias cachoeiras e quedas-d`água, que são aproveitadas

para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas, como a de Paulo Afonso (na Bahia) e a de Três Marias (em Minas Gerais). Os principais afluentes do rio São Francisco são: ● Pela margem direita => das Velhas, Paraopeba e Verde Grande;

● Pela margem esquerda => Carinhanha, Indaiá, Abaeté e Grande.

BACIA PLATINA OU DA PRATA:

De Professores Solidários Geografia

A bacia Platina é formada pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.

O Rio Paraná é formado pelos rios Grande e Paranaíba.

É um rio de planalto, no qual se encontra a usina hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, e o Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, formado pelas Ubinas de Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (ex-Jupiá)

Em território brasileiro, seus principais afluentes são os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu.

Passa a se chamar da Prata quando recebe as águas do rio Uruguai.

O Paraguai é um rio de planície. Ele atravessa o Pantanal Mato-grossense e serve de fronteira entre o Mato Grosso do Sul e a Bolívia antes de se juntar suas águas às do rio Paraná.

O rio Uruguai é formado pelos rios Canoas e Pelotas e serve de fronteira entre a Argentina e o Brasil.

BACIAS SECUNDÁRIAS:

As bacias secundarias são formadas por rios menores. As principais são:

BACIA DO NORDESTE => formada pelos rios Parnaíba (o maior e mais importante), Gurupi, Grajaú, Mearim, Itapecuru, Jaguaribe e outros.

BACIA DO LESTE => São bacias formadas pelos rio que nascem no planalto Atlântico e correm para o oceano. Destacam-se as dos rios Doce e Paraíba do Sul.

BACIA DO SUDESTE E DO SUL => São bacias formadas pelos rios que nascem no planalto Meridional e se dirigem para o oceano Atlântico. As mais importantes são as dos rios Itajaí e Jacuí.


GEOGRAFIA: QUESTIONÁRIO COM OS RIOS BRASILEIROS:

1)- Foram misturadas as palavras. Complete a frase, colocando as palavras na ordem certa:

a)- C E N S A N E T é o lugar onde o rio nasce.

R=................................... é o lugar onde o rio nasce.

b)- O B E M C D A U A R é o lugar onde o rio joga suas águas.

R=..................... é o lugar onde o rio joga as suas águas.

c)- S N E G R A M são as terra banhadas por um rio.

R=............................ são as terras banhadas por um rio.

d)- L T O E I é o lugar por onde o rio corre.

R=............................... é o lugar por onde o rio corre.

e)- F L U A E E N T S são rios ou cursos de água que jogam suas águas em um rio principal.

R=..................... são rios ou cursos de água que jogam suas águas em um rio principal.

2)- O mapa abaixo está dividido de acordo com as bacias hidrográficas brasileiras.

a)- Pinte os rios de azul e as bacias hidrográficas de acordo com a legenda.

Amarelo: Bacia Amazônica;

Verde: Bacia do São Francisco;

Laranja: Bacia Platina.

Roxo: Bacias Secundárias.

b)- Escreva na linha a seguir o nome da maior bacia hidrográfica

do Brasil: R=......................................

c)- Localize e escreva no mapa, com esferográfica vermelha, o nome do principal rio da Bacia Amazônica e os dos seus afluentes:

NEGRO = PURUS = MADEIRA = TAPAJÓS = XINGU.

d)- Localize e escreva no mapa, com esferográfica verde, o nome dos rios Araguaia e Tocantins.

e)- Escreva, com esferográfica azul, o nome dos três principais

rio da Bacia do Prata. R=.............................................

f)- Localize e escreva no mapa o nome de um rio das Bacias Secun-

dárias. R=............................................................

g)- Localize e escreva no mapa, com esferográfica preta, o nome do rio São Francisco.

h)- Escreva o nome do Oceano que banha o Brasil.

De Professores Solidários Geografia

3)- Responda: a)- O que é rio?

R=...............................................................

b)- Como se formam os rios?

R=...............................................................

c)- Para que os rios são aproveitados

R=...............................................................

......................................................................

d)- O que são rios de planície

R=...............................................................

e)- O que são rios de planaltos

R=...............................................................


Colaboração de: Lelinho